Sistemática e distribuição mundial da família Cannabaceae

A classificação sistemática desta família, antes do desenvolvimento da filogenética, era um tanto confusa, pois após ser desmembrada do grupo das Moraceae, por Rendle em 1925, seus gêneros continuaram a ser incluídos nos grupos Moraceaae ou Urticaceae. Porém, com o avanço nos estudos filogenéticos, este grupo se expandiu e vem se consolidando como grupo monofilético, irmão de Moraceae¹. Apesar desses avanços, a relação entre os gêneros da família não é muito clara. Acredita-se que os gêneros Humulus e Cannabis sejam grupos irmãos, mas ainda há muito a ser desvendado sobre as relações genéticas e de parentesco que as plantas desse grupo mantém². 

Abaixo, estão listados os gêneros pertencentes a família Cannabaceae, segundo o site da organização the Plant List, que pode ser acessada através deste link. Vale salientar que na lista de espécies do catálogo, apenas oito gêneros possuem representantes. 


Distribuição mundial 

Cannabaceae possui uma ampla distribuição no planeta, apresentando espécies em todas as zonas temperadas e tropicais do globo. Há maior diversidade nos trópicos, sendo encontrada por toda a América do Sul, bem como em grande parte da África e da Ásia. A família só não possui representantes nos árticos, por conta do clima muito frio, que inviabiliza sua reprodução³. 



Referências: 

¹. E.G.A. MARTINS; J.R. PIRANI; Flora da Serra do Cipó,Minas Gerais: Cannabacceae; Bol. Bot. Univ. São Paulo 27(2): 247-251. 2009.
². Y. Mei-Qing; V. Robin; et al; «Molecular phylogenetics and character evolution of Cannabaceae»Taxon62 (3): 473–485. doi:10.12705/623.9. Acesso em 01/02/2018
³. -Stevens, P.F. 2009. Angiosperm Phylogeny. Link: http://www.mobot.org/MOBOT/research/APweb/. Acesso em 01/02/2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cannabis, as incríveis plantas da família Cannabaceae

Principais plantas da família encontradas no Brasil